Blog

Design UI/UX, afinal qual a diferença entre os 2?

UX/UI Design
UI/UX

Introdução

Boa parte dos designers mais experientes ainda confunde esses dois conceitos de programação visual.. Inclusive há muitas vagas por aí que pedem “designer UI/UX“, o que leva a crer que é a mesma coisa.

Este é um bom motivo para ler este artigo e acabar com esta dúvida de vez por todas, saber o que difere um do outro.

Pronto para acabar com essa dúvida de uma vez por todas? Então confira o que UX e UI têm de parecido e de diferente, entenda a aplicação dos conceitos e como atingir bons resultados em cada um, nos seus futuros jobs de design! Vamos lá!

UI Design?

UI Design ou User Interface Design (Design de Interface do Usuário) é área que estuda o meio pelo qual uma pessoa interage ou controla um dispositivo, software ou aplicativo. Essa interação pode ser feita através de elementos que forneçam ações entre o dispositivo e o usuário, como por exemplo, botões, links, menus e qualquer outro elemento que permita uma interação entre o dispositivo e o usuário.

É a parte ”visível” do projeto ou sistema em qual o usuário interage, ou seja, se refere a interface gráfica.

No nosso caso iremos focar nas interfaces digitais, ou seja, nas interfaces gráficas de sites, aplicativos, entre outros.

Importante salientar que User Interface não se limita somente a parte visual do projeto. UI Design é sobretudo como será realizada a interação entre o usuário e o meio (que no nosso caso é a interface gráfica), indo muito além da estética/aparência do projeto.

Um bom projeto de UI antecipa as necessidades do usuário e garante que a interface seja fácil de usar e de acessar. Ele garante uma boa experiência de interação evitando ou minimizando dificuldades de utilização e frustrações ao utilizador.

Qual a Diferença de UI e UX Design?

User Experience trata-se de como o visitante se sente ao usa o sistema, enquanto UI é o que projeta o sistema proporcionando que ele interaja e chegue ao objetivo.

UI Designer é o profissional que desenvolve a interface e o UX Designer é o que planeja como o usuário vai se sentir ao utilizar determinada interface, como serão as experiências e emoções ao interagir com o sistema.

Curiosidade! Web Design e UI Design?

Um UI Designer normalmente projeta o layout e os elementos interativos prevendo os seus possíveis estados (on/off, por exemplo) e como eles funcionam juntos. Utilizando de conhecimentos e estudos sobre a interação humano-interface ele pode criar o layout do projeto. Sua atuação pode ser um pouco híbrida.

Já o Web Designer também é um designer de interface, mas mais voltado a interfaces Web. Na teoria o Web designer projeta o layout e os elementos da interface, mas normalmente não vai tão a fundo na questão da interação humano e interface como quem atua com UI Design. O foco seria mais na criação do layout, na parte visual e não tanto na interação. Em contra-partida o Web Designer tende a ir um pouquinho além incluindo o CSS, HTML, JavaScript, etc.

E o Web Designer?

Já o Web Designer também é um designer de interface, mas mais voltado a interfaces Web. Na teoria o Web designer projeta o layout e os elementos da interface, mas normalmente não vai tão a fundo na questão da interação humano e interface como quem atua com UI Design. O foco seria mais na criação do layout, na parte visual e não tanto na interação. Em contra-partida o Web Designer tende a ir um pouquinho além incluindo o CSS, HTML, JavaScript, etc. Além de todos essas funções o trabalho do Web Designer muitas vezes é facilitado pelo uso CMS (WordPress, Joomla, Magento, Opencart, Prestashop) prontos e personalizáveis, permitindo o uso de Plugins, Componentes e integrações E-commerce.

Fonte: Chief Of Design

Veja também 7 Pricinpais Softwares para o Web Designer